INSPIRAÇÕES | ARQUITETURA E DESIGN

142957-8674587

Página destinada a postagens de Inspirações e Dicas de Arquitetura e Design


FACHADAS VENTILADAS

O uso de fachadas ventiladas em uma edificação traz diversos benefícios como melhor eficiência térmica, energética e acústica, redução dos gastos com condicionamento artificial de ar, rápida execução, fácil manutenção, dentre diversas vantagens, além de atuar como uma “capa” protetora, preservando a estrutura e prolongando a vida útil da edificação. Com a norma de desempenho NBR 15575 em vigor, torna-se mais que pertinente a especificação deste tipo de fachada nos projetos de arquitetura.

Um espaçamento, geralmente de 10 cm a 15 cm de largura, mas podendo ser maior para possibilitar a passagem de instalações – é fator determinante para o perfeito funcionamento do sistema, permitindo uma troca de ar permanente na câmara e, consequentemente maior conforto ambiental dentro do edifício.

A camada externa das fachadas ventiladas pode ser executada com diversos materiais, como pedras naturais, artificiais, superfícies sólidas como o “Corian”, cerâmica extrudada, alumínio composta, entre outros.

Técnica já bastante utilizada no hemisfério norte vem se tornando tendência no Brasil nos últimos anos.

| Clique na imagem para saber mais |

FACHADA-VENTILADA-4

O fato de não se tratar de um método convencional no Brasil não tem impedido que essa tecnologia da construção venha se incorporando aos grandes projetos de arquitetura pelo país. Tendo em vista os benefícios que a utilização das fachadas ventiladas traz ao edifício, os arquitetos a têm considerado como decisão de projeto viável, ainda que seja necessária a contratação de profissionais especialistas, que projetam a fachada detalhadamente, compatibilizam com o projeto arquitetônico e executam. Aqui na Bahia, como exemplo de um escritório especialista no projeto de fachadas ventiladas, temos a empresa Architectural , que tem realizado diversos projetos de fachadas ventiladas por todo o Brasil, com destaque para São Paulo.